Pesquisar neste blogue

7.7.10

Nova Revisão Curricular do Básico e Secundário - O fim do Teatro-Educação no sistema de ensino


"O sistema educativo português vive numa reforma permanente. Cada nova equipa ministerial gosta de deixar a sua marca no sistema. Uns apregoam profundas reformas, outros contentam-se com revisões, mas todos ambicionam mudar tudo. A maioria pretende "salvar a pátria(...)".
(Carlos Fontes in http://educar.no.sapo.pt/reformas.htm)

Se, por acaso, a recente proposta de revisão curricular do ensino básico e secundário for aprovada, corresponderá a um simples apagamento de tudo o que em matéria de Educação Artística no sistema de ensino (sobre outras áreas optamos por não nos pronunciar) O Estado português, através do Ministério da Educação, desenvolveu desde 25 de Abril de 1974. Trata-se de um saudosista regresso ao ensino do Estado Novo - quem tenha algum conhecimento das estruturas curriculares do tempo do Dr. Salazar, verifica que algumas semelhanças são por demais evidentes.

A Oficina de Teatro e de Dança do 3º ciclo em vez de serem implementadas noutros ciclos/níveis de ensino são extintas. No fundo, e apesar da "maquilhagem" das novas designações, é um tentativa, fora de tempo, de voltar ao Desenho, à Música/Canto Coral e aos Trabalhos Manuais.

Quem acompanhou, há apenas uma década atrás, o longo processo participativo e aberto, durante o "magistério" do Eng. António Guterres, que conduziu à revisão curricular do ensino básico e secundário (a do secundário nunca chegou a ser implementada, mesmo quando passados 3 anos o PS voltou à governação), não pode deixar de admitir a pequenez desta nova proposta,elaborada por sete "desconhecidos" sábios, no maior segredo.

A "cambalhota educativa" da mesma força política, em tão curto espaço de tempo, vem comprovar a tentativa de afunilamento da democracia, do debate e confronto público de ideias.

Saberemos resistir.

António Silva

Presidente da Direcção da APROTED

Sem comentários: