Pesquisar neste blogue

4.10.19

Resposta do Livre às Perguntas da APROTED


Enviámos um e-mail aos partidos candidatos às eleições legislativas, com duas perguntas sobre o Grupo de Recrutamento de Teatro. A maioria dos partidos não respondeu.

Depois de termos publicado aqui as respostas do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português, transcrevemos agora o e-mail do Livre, recebido esta tarde.

Boa tarde,
Deixamos abaixo as respostas do LIVRE.

  1. Concordam com a criação de um grupo de recrutamento na área do Teatro/Expressão Dramática?
A especificidade das linguagens do Teatro/Expressão Dramática e da sua didatização fazem com que o LIVRE considere de extrema importância a criação desse grupo de recrutamento, não esquecendo que houve profissionais de outros grupos que, em formação especializada estarão em condições de transitar de grupo de recrutamento, se assim o entenderem. 
Esta área disciplinar é profundamente transversal e promove aprendizagens que contribuem decisivamente para a totalidade das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Despacho n. 6478/2017, 26 de julho.

  1. Em caso afirmativo, que medidas podem e pretendem tomar para que este grupo de recrutamento seja uma realidade?
No seu programa, o LIVRE defende que a escola terá de se rever e empreender a alteração para o paradigma educacional comunicativo. Propõe uma escola sem os espartilhos de disciplinas arrumadas em tabelas diárias, nas quais se desenvolvem aulas que visam que todos os alunos ali presentes aprendam o mesmo, à mesma hora, da mesma maneira. Centrar o desenho curricular no aluno, implica currículos individuais, em espaços comuns, onde são trabalhados os valores e o trabalho colaborativo, cooperativo e a partilha do sucesso do grupo. A metodologia de trabalho de projeto é o cerne do desenvolvimento curricular.
Neste contexto, fará todo o sentido que exista a oferta da área disciplinar Teatro/ Expressão Dramática, posto que traz na sua especificidade o processo de trabalho de projeto como ferramenta operativa.
Deste modo, defenderemos a criação, em todos os agrupamentos e escolas não agrupadas, de pelo menos um lugar de quadro, ressalvando as situações em que o n.º de alunos seja de tal forma elevado que justifique mais lugares. Esta seria uma primeira medida para a familiarização das comunidades educativas com a dimensão cognitiva e relacional que esta área curricular promove. 

Aqui encontram mais medidas do LIVRE para a educação: https://programa.partidolivre.pt/

Com os melhores cumprimentos e os votos de um óptimo trabalho

---
Saudações LIVREs,
P'lo Grupo de Contacto do LIVRE,

1170-278 Lisboa



Sem comentários: