Pesquisar neste blogue

2.10.19

Perguntas aos Partidos Candidatos às Próximas Eleições Legislativas sobre Grupo de Recrutamento de Teatro/Expressão Dramática

Transcrevemos e-mail enviado aos partidos candidatos às eleições legislativas.

Excelentíssimos Senhores:

A Petição Nº 598/XIII/4 – «Solicitam a adoção de medidas com vista à vinculação e integração na carreira de docente da área de Teatro e a criação do respetivo grupo de recrutamento», da autoria da FENPROF e da APROTED, assinada por 5007 cidadãos, será discutida em plenário durante a próxima legislatura, uma vez que não foi possível discutir-se na legislatura que está a terminar.

É possível aceder a toda a documentação referente a este assunto – texto da petição, nota de admissibilidade, pedidos de informação, respostas aos pedidos de informação, parecer da APROTED sobre a resposta ao pedido de informação do Ministro da Educação e relatório final – através da seguinte ligação: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=13283

A APROTED está a elaborar uma lista de todos os horários de disciplinas ligadas ao Teatro e à Expressão Dramática a concurso para o ano letivo 2019/20. Já foram identificados mais de 40 horários, não estando a recolha finalizada (ainda há concursos a decorrer) nem tendo ainda sido contabilizadas as renovações de contratos. Os dados apurados até ao momento permitem-nos concluir que existem mais de 50 professores de Teatro/Expressão Dramática no Sistema de Ensino, numa situação de precariedade que já devia ter sido resolvida.

Perante estes factos, apresentamos as seguintes questões aos vários partidos políticos que concorrem às próximas eleições legislativas:

1. Concordam com a criação de um grupo de recrutamento na área do Teatro/Expressão Dramática?

2. Em caso afirmativo, que medidas podem e pretendem tomar para que este grupo de recrutamento seja uma realidade?


Agradecemos uma resposta breve, anterior ao sufrágio eleitoral de 6 de outubro.

Melhores cumprimentos,
A Direcção da APROTED – Associação de Professores de Teatro-Educação

Sem comentários: