Transcrevemos parcialmente a Resposta do Presidente do Conselho das Escolas ao Pedido de Informação sobre a Petição n.º 598/XIII/4.ª ("Solicitam a adoção de medidas com vista à vinculação e integração na carreira de docente da área de Teatro e a criação do respetivo grupo de recrutamento"), enviada a 15 de abril de 2019:
«9. Devemos começar por sublinhar o facto, novo, de a disciplina de “Teatro” ter passado a integrar o leque das disciplinas de opção no 12.º ano, comum a todos os cursos científico‐humanísticos do ensino secundário (vide Portaria n.º 226‐A/2018, de 7 de agosto).»
«11. Embora de opção, trata‐se de uma disciplina que deve ter o mesmo estatuto curricular que todas as outras que a acompanham no leque de opções disponível aos alunos. »
«12. Assim sendo, não se compreenderia bem que em mais de uma dezena de disciplinas de opção comuns a todo os cursos científico‐humanísticos do ensino secundário, apenas os professores da disciplina de Teatro não estivessem integrados num grupo de recrutamento. »
«13. Pelo que, sobre a criação de um novo grupo de recrutamento, entende o signatário que as conclusões, ínsitas no referido Parecer n.º 02/2018, se mantêm atuais e se constituem como a melhor informação a dar à presente petição. »
(Nota: no Parecer n.º 02/2018, citado no ponto 13, o Conselho de Escolas apoia a criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa).
Sem comentários:
Enviar um comentário